
Recentemente atendemos um caso de uma PixelBOX que não estava atualizando o firmware pelo pen drive de jeito nenhum, e já havíamos esgotado inúmeras hipóteses.

No entanto após tentarmos mais outros procedimentos mais técnicos, conseguimos fazer com que a PixelBOX atualizasse o firmware pelo pen drive.
Nesta publicação eu vou passar um pouco pra vocês a situação, e o que foi feito pra resolver; talvez isso um dia ajude alguém que se depare na mesma situação!

Havíamos usado vários pen drives diferentes; de diferentes marcas, velocidades, mais antigos e mais modernos, USB 2.0 e USB 3.0.
Formatamos todos os pen drives do zero nos formatos FAT, exFAT, FAT32, entre vários outros compatíveis.
E ainda testamos em vários computadores, inclusive de sistemas operacionais diferentes (Windows e MAC), de várias versões diferentes.
Porém de jeito nenhum o firmware atualizava, o pen drive nunca era reconhecido.

Eventualmente chegamos no ponto de verificar o gerenciamento de disco do pen drive (fizemos isso em um computador Windows) para conferir se ele estava formatado corretamente; em FAT, FAT32 ou exFAT.

Para nossa surpresa, dentro do pen drive, havia se criado uma partição bem pequena em um formato que não era nenhum destes que a gente estava esperando que fosse.
E esse simples detalhe fez com o pen drive ficasse "invisível" para a PixelBOX!
Uma vez que a gente encontrou isso, para resolver, tivemos que mudar o modo de partição do pen drive de Guid para MBR.
Depois nós pegamos e criamos uma partição manualmente pelo próprio Windows mesmo; desta forma garantimos que o pen drive estava formatado corretamente, conforme estávamos esperando.
Aí sim depois deste procedimento, tudo voltou a funcionar perfeitamente; conseguimos atualizar o firmware e seguir em frente com o uso normal dela.

tags: PixelBOX, firmware, playback