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A interface S2 não conecta

Enviado: 28 Jan 2025, 14:30
por Lumikit-Rodrigo
Olá pessoal, tudo bem?
Aqui é do Suporte da Lumikit.

Nesta publicação vamos abordar uma dúvida que o pessoal tem sobre a interface S2, e das interfaces em geral também, que é sobre a configuração.


Passo 1: Interface S2
Com a interface ligada, verifique os LEDs do conector de rede, os mesmos devem estar apagados.
O importante aqui é que quando o cabo de rede for conectado na interface (e estiver conectado em um computador), algum dos LEDs do conector de rede acenda/fique piscando, podendo ser o verde e/ou o laranja.

caboRJ45.png


Se isso não ocorrer, a conexão de rede não está funcionando, isso pode ser porque:
  • O cabo de rede pode estar com problema ou incorreto, pode ser usado outro cabo de rede do tipo correto para o seu computador (tipo direto para computadores normais, tipo crossover se for um computador mais antigo), pode ser testado cabos de rede CAT5 e CAT6, ambos devem funcionar;
  • No caso de usar switch/roteador de rede, o mesmo pode estar bloqueando ou limitando a comunicação, para isso confira a configuração do mesmo, use outro switch/roteador de rede, confira também se o conector de rede do switch/roteador tem LEDs indicadores, e se os mesmos respondem corretamente; ou faça a ligação de rede da interface direto com o computador. Se você estiver fazendo a configuração com switch/roteador, é recomendado antes fazer a configuração direto no computador, e, uma vez que ela deu certo, então fazer com o switch/roteador;
  • O conector de rede do computador não está funcionando, para isso pode ser usado outro conector de rede do computador (se disponível) ou testar em outro computador, confira também se o conector de rede do computador tem LEDs indicadores, e se os mesmos respondem corretamente;
  • Em últimos casos a interface está com problema no conector de rede ou em algum componente de rede, entre em contato com a Lumikit para resolver.
Assim que a Interface S2 indicar que tem conexão de rede, seguimos.


Passo 2: Configuração de rede do computador
O importante aqui é que o endereço IP do computador esteja corretamente configurado para ficar compatível com o endereço IP da interface s2 (ou vice-versa). Os endereços IP usados têm que estar na mesma faixa de IP, e serem endereços IP únicos na rede (não pode haver o exato mesmo endereço IP na rede que eles estão ligados).

Por padrão a interface S2 é enviada com o IP 192.168.0.20 (chave DIP 1 ligada), precisando somente configurar o endereço IP do computador.

config_interface-paint.jpg

Se o endereço IP da interface S2 não estiver em 192.168.0.20, ou seja, se a chave DIP 1 não estiver ligada, a interface estará em outro endereço IP, isso não é problema, para isso você pode ou mudar o IP da interface pela chave DIP (das chaves DIP 1 até 9, ligar somente a chave DIP 1) ou mudar o IP do computador para ficar compatível com o da interface.

Exemplo correto: IP computador 192.168.0.10, IP interface 192.168.0.20 (das chaves DIP 1 até 9, somente a chave DIP 1 ligada/na posição ON/para baixo), aqui o computador e a interface estão na mesma faixa de IP e com IPs únicos, haverá comunicação entre interface e computador.

Exemplo incorreto: IP computador 192.168.0.20, IP interface 192.168.0.20. Neste caso os dois equipamentos estão na mesma faixa, porém com o mesmo endereço IP (ambos final 20), desta forma haverá conflito de dados e não haverá comunicação entre os dois

Exemplo incorreto 2: IP computador 2.0.0.5, IP interface 192.168.0.20. Neste caso os dois equipamentos estão em faixas diferentes, não haverá comunicação entre os dois.

Para haver correta comunicação, a placa de rede do seu computador precisa ter um IP semelhante ao das interfaces da Lumikit. Para mudar o IP você precisa ir em 'Conexões de Rede' ou pesquisar por 'Exibir Conexões de Rede' no menu Iniciar do Windows.

Opcionalmente, há um atalho no próprio Lumikit SHOW para este mesmo local que exibe Conexões de Rede. No Lumikit SHOW, clique no menu superior direito em INterfaces > Configuração das interfaces > Conexões de Rede

image.png

Vá em Propriedades da ‘Conexão Local’, selecione ‘Protocolo IP Versão 4’, clique em Propriedades. Marque a opção: ‘Usar o seguinte endereço IP:’. Agora digite o novo IP e Máscara de sub-rede. Clique em 'OK' e depois no botão 'Fechar':

image.png

Possíveis problemas:
  • Com o Wi-Fi ligado às vezes a comunicação entre a interface e o computador pode não funcionar, na primeira ligação é recomendado desligar o Wi-Fi no painel de controle;

    image.png
  • É importante que lá no firewall do Windows, o programa Lumikit SHOW (se o estiver usando) seja adicionado como programa com permissão, caso contrário a comunicação de rede do software e interface pode não funcionar/ser bloqueado;
É recomendado fazer a ligação de rede com cabo de rede direto da interface até o computador, e não por Wi-Fi, pelo menos na primeira configuração.

Lembrando também que assim que você alterar as chaves DIP da interface, a mesma precisa ser religada para efetivar a mudança.


Um teste para verificar se existe comunicação entre computador e interface é dar um comando ping pelo prompt de comando.
Para isso vamos mostrar como faz no sistema operacional Windows 10. Em outros sistemas operacionais, faça o procedimento equivalente.

Na barra de pesquisa, digite "cmd", e então abra o programa "Prompt de Comando".
image.png


Então digite ping 192.186.0.20 (ou ping [IP_DA_SUA_INTERFACE]):

{460614EC-A399-47BB-AD0B-5D3796589080}.png

Caso apareça "Resposta de ...", há comunicação. Caso contrário, pode ser que ainda tenha que arrumar a configuração de endereço IP. Confira os itens acima novamente.


Com a rede do computador configurada corretamente, seguimos.


Passo 3: Configuração no Lumikit SHOW
Agora no Lumikit SHOW, na janela de configuração de interfaces (INterfaces > Configuração de interfaces...) é onde é feita a configuração das interfaces no programa.
Com a rede configurada corretamente, pode clicar no botão "Auto" e a interface já deve ser listada automaticamente.

botao auto.png

Se não aparecer a interface quando der o auto, não apresenta problema, pode ser conferida alguma configuração de rede mencionada anteriormente, do computador, e refazer o teste (por exemplo desligar o Wi-Fi, dar permissão ao Lumikit SHOW no firewall, ...).

Lembrando que também é possível adicionar a interface manualmente pelo botão "Adicionar".

Ao clicar em confirmar, o LED Art-Net da interface deverá ficar aceso direto.

S2-2025-01-30 at 11.37.17.jpg
S2-2025-01-30 at 11.39.09.jpeg

Caso isso não ocorra, é indicador de que a interface não esta recebendo sinal Art-Net, isso pode ser devido a uma configuração incorreta em algum passo anterior, o cabo de rede foi desconectado, etc., reveja os itens acima e refaça o teste.


E é isso! Aqui cobrimos vários pontos da configuração da interface.
Se tiverem dúvidas, ou se problemas ainda persistirem e todos os passos foram seguidos corretamente, podem deixar perguntas aqui embaixo!






tags: S2, interface, configuração, Lumikit SHOW