A Interface PRO X1 não conecta
Enviado: 10 Fev 2025, 16:01
Olá pessoal, tudo bem?
Aqui é do Suporte da Lumikit.
Nesta publicação vamos abordar uma dúvida que o pessoal tem sobre a interface PRO X1, e das interfaces em geral também, que é sobre a configuração.
Passo 1: Interface PRO X1
Com a interface ligada, verifique os LEDs do conector de rede, os mesmos devem estar apagados. O LED 'NO DATA', na parte superior da interface, deve estar sempre piscando.
O importante aqui é que quando o cabo de rede for conectado na interface (e estiver conectado em um computador), algum dos LEDs do conector de rede acenda/fique piscando, podendo ser o verde e/ou o laranja.
Se isso não ocorrer, a conexão de rede não está funcionando, isso pode ser porque:
Passo 2: Configuração de rede do computador
O importante aqui é que o endereço IP do computador esteja corretamente configurado para ficar compatível com o endereço IP da interface PRO Xa (ou vice-versa). Os endereços IP usados têm que estar na mesma faixa de IP, e serem endereços IP únicos na rede (não pode haver o exato mesmo endereço IP na rede que eles estão ligados).
Por padrão a interface PRO X1 é enviada com o IP 192.168.0.30, precisando somente configurar o endereço IP do computador.
Se o endereço IP da interface PRO X1 não estiver em 192.168.0.30, isto não será problema. Você pode ou resetar a interface(segurando botão 'ART-NET' durante 10s ao ligá-la) ou mudar o IP do computador para ficar compatível com o da interface.
Exemplo correto: IP computador 192.168.0.10, IP interface 192.168.0.30, aqui o computador e a interface estão na mesma faixa de IP e com IPs únicos, haverá comunicação entre interface e computador.
Exemplo incorreto: IP computador 192.168.0.30, IP interface 192.168.0.30. Neste caso os dois equipamentos estão na mesma faixa, porém com o mesmo endereço IP (ambos final 30), desta forma haverá conflito de dados e não haverá comunicação entre os dois.
Exemplo incorreto 2: IP computador 2.0.0.5, IP interface 192.168.0.30. Neste caso os dois equipamentos estão em faixas diferentes, não haverá comunicação entre os dois.
Para haver correta comunicação, a placa de rede do seu computador precisa ter um IP semelhante ao das interfaces da Lumikit. Para mudar o IP você precisa ir em 'Conexões de Rede' ou pesquisar por 'Exibir Conexões de Rede' no menu Iniciar do Windows.
Opcionalmente, há um atalho no próprio Lumikit SHOW para este mesmo local que exibe Conexões de Rede. No Lumikit SHOW, clique no menu superior direito em 'INterfaces' > 'Configuração das interfaces' > 'Conexões de Rede'
Vá em Propriedades da ‘Conexão Local’, selecione ‘Protocolo IP Versão 4’, clique em Propriedades. Marque a opção: ‘Usar o seguinte endereço IP:’. Agora digite o novo IP e Máscara de sub-rede. Clique em 'OK' e depois no botão 'Fechar':
Possíveis problemas:
Lembrando também que assim que você alterar as chaves DIP da interface, a mesma precisa ser religada para efetivar a mudança.
Um teste para verificar se existe comunicação entre computador e interface é dar um comando ping pelo prompt de comando.
Para isso vamos mostrar como faz no sistema operacional Windows 10. Em outros sistemas operacionais, faça o procedimento equivalente.
Na barra de pesquisa, digite "cmd", e então abra o programa "Prompt de Comando".
Então digite ping 192.168.0.20 (ou ping [IP_DA_SUA_INTERFACE]):
Caso apareça "Resposta de ...", há comunicação. Caso contrário, pode ser que ainda tenha que arrumar a configuração de endereço IP. Confira os itens acima novamente.
Com a rede do computador configurada corretamente, seguimos.
Passo 3: Configuração no Lumikit SHOW
Agora no Lumikit SHOW, na janela de configuração de interfaces (INterfaces > Configuração de interfaces...) é onde é feita a configuração das interfaces no programa.
Com a rede configurada corretamente, pode clicar no botão "Auto" e a interface já deve ser listada automaticamente.
Se não aparecer a interface quando der o auto, não apresenta problema, pode ser conferida alguma configuração de rede mencionada anteriormente, do computador, e refazer o teste (por exemplo desligar o Wi-Fi, dar permissão ao Lumikit SHOW no firewall, ...).
Lembrando que também é possível adicionar a interface manualmente pelo botão "Adicionar".
Ao clicar em confirmar, o LED 'NO DATA' da interface deverá ficar sempre apagado. No caso da PRO X1, o LED 'Art-Net' não sinaliza se tem ou não este sinal, apenas diz que o modo 'Art-Net' está ativo.
Caso isso não ocorra, é indicador de que a interface não esta recebendo sinal Art-Net, isso pode ser devido a uma configuração incorreta em algum passo anterior, o cabo de rede foi desconectado, etc., reveja os itens acima e refaça o teste.
E é isso! Aqui cobrimos vários pontos da configuração da interface.
Se tiverem dúvidas, ou se problemas ainda persistirem e todos os passos foram seguidos corretamente, podem deixar perguntas aqui embaixo!
tags: prox4, interface, configuração, Lumikit SHOW
Aqui é do Suporte da Lumikit.
Nesta publicação vamos abordar uma dúvida que o pessoal tem sobre a interface PRO X1, e das interfaces em geral também, que é sobre a configuração.
Passo 1: Interface PRO X1
Com a interface ligada, verifique os LEDs do conector de rede, os mesmos devem estar apagados. O LED 'NO DATA', na parte superior da interface, deve estar sempre piscando.
O importante aqui é que quando o cabo de rede for conectado na interface (e estiver conectado em um computador), algum dos LEDs do conector de rede acenda/fique piscando, podendo ser o verde e/ou o laranja.
Se isso não ocorrer, a conexão de rede não está funcionando, isso pode ser porque:
- O cabo de rede pode estar com problema ou incorreto, pode ser usado outro cabo de rede do tipo correto para o seu computador (tipo direto para computadores normais, tipo crossover se for um computador mais antigo), pode ser testado cabos de rede CAT5 e CAT6, ambos devem funcionar;
- No caso de usar switch/roteador de rede, o mesmo pode estar bloqueando ou limitando a comunicação, para isso confira a configuração do mesmo, use outro switch/roteador de rede, confira também se o conector de rede do switch/roteador tem LEDs indicadores, e se os mesmos respondem corretamente; ou faça a ligação de rede da interface direto com o computador. Se você estiver fazendo a configuração com switch/roteador, é recomendado antes fazer a configuração direto no computador, e, uma vez que ela deu certo, então fazer com o switch/roteador;
- O conector de rede do computador não está funcionando, para isso pode ser usado outro conector de rede do computador (se disponível) ou testar em outro computador, confira também se o conector de rede do computador tem LEDs indicadores, e se os mesmos respondem corretamente;
- Em últimos casos a interface está com problema no conector de rede ou em algum componente de rede, entre em contato com a Lumikit para resolver.
Passo 2: Configuração de rede do computador
O importante aqui é que o endereço IP do computador esteja corretamente configurado para ficar compatível com o endereço IP da interface PRO Xa (ou vice-versa). Os endereços IP usados têm que estar na mesma faixa de IP, e serem endereços IP únicos na rede (não pode haver o exato mesmo endereço IP na rede que eles estão ligados).
Por padrão a interface PRO X1 é enviada com o IP 192.168.0.30, precisando somente configurar o endereço IP do computador.
Se o endereço IP da interface PRO X1 não estiver em 192.168.0.30, isto não será problema. Você pode ou resetar a interface(segurando botão 'ART-NET' durante 10s ao ligá-la) ou mudar o IP do computador para ficar compatível com o da interface.
Exemplo correto: IP computador 192.168.0.10, IP interface 192.168.0.30, aqui o computador e a interface estão na mesma faixa de IP e com IPs únicos, haverá comunicação entre interface e computador.
Exemplo incorreto: IP computador 192.168.0.30, IP interface 192.168.0.30. Neste caso os dois equipamentos estão na mesma faixa, porém com o mesmo endereço IP (ambos final 30), desta forma haverá conflito de dados e não haverá comunicação entre os dois.
Exemplo incorreto 2: IP computador 2.0.0.5, IP interface 192.168.0.30. Neste caso os dois equipamentos estão em faixas diferentes, não haverá comunicação entre os dois.
Para haver correta comunicação, a placa de rede do seu computador precisa ter um IP semelhante ao das interfaces da Lumikit. Para mudar o IP você precisa ir em 'Conexões de Rede' ou pesquisar por 'Exibir Conexões de Rede' no menu Iniciar do Windows.
Opcionalmente, há um atalho no próprio Lumikit SHOW para este mesmo local que exibe Conexões de Rede. No Lumikit SHOW, clique no menu superior direito em 'INterfaces' > 'Configuração das interfaces' > 'Conexões de Rede'
Vá em Propriedades da ‘Conexão Local’, selecione ‘Protocolo IP Versão 4’, clique em Propriedades. Marque a opção: ‘Usar o seguinte endereço IP:’. Agora digite o novo IP e Máscara de sub-rede. Clique em 'OK' e depois no botão 'Fechar':
Possíveis problemas:
- Com o Wi-Fi ligado às vezes a comunicação entre a interface e o computador pode não funcionar, na primeira ligação é recomendado desligar o Wi-Fi no painel de controle;
- É importante que lá no firewall do Windows, o programa Lumikit SHOW (se o estiver usando) seja adicionado como programa com permissão, caso contrário a comunicação de rede do software e interface pode não funcionar/ser bloqueado;
Lembrando também que assim que você alterar as chaves DIP da interface, a mesma precisa ser religada para efetivar a mudança.
Um teste para verificar se existe comunicação entre computador e interface é dar um comando ping pelo prompt de comando.
Para isso vamos mostrar como faz no sistema operacional Windows 10. Em outros sistemas operacionais, faça o procedimento equivalente.
Na barra de pesquisa, digite "cmd", e então abra o programa "Prompt de Comando".
Então digite ping 192.168.0.20 (ou ping [IP_DA_SUA_INTERFACE]):
Caso apareça "Resposta de ...", há comunicação. Caso contrário, pode ser que ainda tenha que arrumar a configuração de endereço IP. Confira os itens acima novamente.
Com a rede do computador configurada corretamente, seguimos.
Passo 3: Configuração no Lumikit SHOW
Agora no Lumikit SHOW, na janela de configuração de interfaces (INterfaces > Configuração de interfaces...) é onde é feita a configuração das interfaces no programa.
Com a rede configurada corretamente, pode clicar no botão "Auto" e a interface já deve ser listada automaticamente.
Se não aparecer a interface quando der o auto, não apresenta problema, pode ser conferida alguma configuração de rede mencionada anteriormente, do computador, e refazer o teste (por exemplo desligar o Wi-Fi, dar permissão ao Lumikit SHOW no firewall, ...).
Lembrando que também é possível adicionar a interface manualmente pelo botão "Adicionar".
Ao clicar em confirmar, o LED 'NO DATA' da interface deverá ficar sempre apagado. No caso da PRO X1, o LED 'Art-Net' não sinaliza se tem ou não este sinal, apenas diz que o modo 'Art-Net' está ativo.
Caso isso não ocorra, é indicador de que a interface não esta recebendo sinal Art-Net, isso pode ser devido a uma configuração incorreta em algum passo anterior, o cabo de rede foi desconectado, etc., reveja os itens acima e refaça o teste.
E é isso! Aqui cobrimos vários pontos da configuração da interface.
Se tiverem dúvidas, ou se problemas ainda persistirem e todos os passos foram seguidos corretamente, podem deixar perguntas aqui embaixo!
tags: prox4, interface, configuração, Lumikit SHOW