Como criar uma programação simples com o ARQ 2

Discussões sobre o programa/aplicativo Lumikit ARQ Cloud Remote, para uso do controlador Lumikit ARQ 2.
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Lumikit-Dimitri
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Registrado em: 22 Jan 2025, 16:51

Olá pessoal, tudo certo? :D
Aqui é o Dimitri do suporte da Lumikit.

Recebemos bastante dúvidas sobre o ARQ 2, de como fazer a programação, configurar as luminárias, e criar as cenas e efeitos para os projetos. :?

Nós já temos um vídeo sobre o ARQ 2, vou deixar o link aqui pra vocês conferirem: https://youtu.be/KEQ_Bu-erUM
Este vídeo aborda um pouco mais de informações sobre o ARQ 2 em geral.
O objetivo desta publicação aqui é ser um pouco mais prático.

Aqui eu vou mostrar um passo a passo de como fazer uma programação básica inicial.

:!: Antes disso, algumas questões que já devem estar resolvidas:
  • O ARQ 2 precisa com um pen drive válido conectado;
  • O ARQ 2 precisa estar ligado na energia;
  • O ARQ 2 precisa estar conectado a um roteador WiFi, ou diretamente a um computador;
  • O programa "Lumikit ARQ Cloud Remote" precisa estar instalado no dispositivo que será usado pra acessar o ARQ 2 (no celular ou computador);
  • Se estiver usando um roteador, e não a ligação direta no computador, o dispositivo que fará o acesso ao ARQ 2 precisa estar conectado na mesma rede WiFi;
  • Ter pelo menos uma luminária DMX conectada ao ARQ 2;
  • Saber onde está endereçada esta luminária DMX, e quais canais ela tem.

Com isso conferido, execute o programa "Lumikit ARQ Cloud Remote".

Selecione a opção "Conectar em um ARQ na rede local", então informe o endereço IP do ARQ 2, e a senha para acesso.

O endereço IP do ARQ 2 é visível no display do mesmo.
ARQ 2 display IP
E as senhas padrões são lumikit para login usuário, e lumikit123 para login administrador.

Então clique em "Confirmar", e espere o aplicativo terminar de buscar os dados.
Login carregando

Na seguinte tela, clique no botão de menu (destacado na imagem abaixo) para começar a programação do ARQ 2.
Menu

A tela que aparecerá é a tela principal, de programação.
Tela principal programacao


Agora começaremos a programação! ;)

Toda a configuração das luminárias, cores, cenas, efeitos e agendamentos fica no menu "Editar tabelas".
Editar tabelas

Começamos pela tabela "Tipos de luminárias".
Ao entrar na tabela, clique no botão "+" para adicionar um tipo de luminária.
Tipos de luminarias

Aqui no meu exemplo, minha luminária é RGB, então vou informar "RGB" no campo "Sequencia dos canais DMX".
Caso a luminária fosse RGBW, informaria "RGBW", ou se ela tivesse somente 1 cor, branco por exemplo, informaria "W".
Tipos de luminarias RGB
Clico em "Salvar", e então volto para a tela principal de programação.



Agora vamos na tabela "Luminárias", e clicar no botão "+" para adicionar uma luminária.
Luminarias

Então no "Tipo de luminária", selecionamos o tipo que acabamos de criar, o "RGB".

Para o nome, "Lum_1", ou outro nome mais descritivo (por exemplo: ArcoEsq_1, Ponte_1, ...).

Universo DMX pode deixar como está (no zero).

E Canal DMX vou colocar o endereço DMX da minha luminária, que no caso é "1".
Caso o endereço DMX da luminária fosse "073", informaria "73".

Com isso já posso clicar em "Salvar" para finalizar.
Luminaria 1
Luminarias Luminaria 1 criada


Agora voltamos para a tela principal, e entramos na tabela "Grupos de luminárias".

Aqui vamos clicar no botão "Luminárias" da primeira linha, esse que já está com o nome "Todas".
Grupos de luminarias

Aqui marcamos a luminária que criamos, e podemos já salvar.
Grupo 1 Alterado

E na tabela "Grupos de luminárias" novamente clicar em "Salvar".



Agora vamos para a tabela "Cenas".
Aqui novamente clicamos no botão "+" para criar uma cena.
Cenas

Aqui preencha o campo "Nome", com por exemplo "Cena Teste".
Cena 1 Teste

Então clique no botão "Grupos" e selecione a opção "Todas" (que é o grupo onde tem a luminária, que criamos).
Cena 1 Teste Grupos

Depois volte para a cena, e clique no botão "Cores".
Então adicione algumas cores, no meu exemplo vou adicionar três cores (Vermelho, Verde e Azul).
Cena 1 Teste Cores

Então volte para a cena, e no campo "Efeito", selecione a opção "Cores alternadas".
Cena 1 Teste Efeito

E então clique em "Salvar" para salvar a cena.


Com isso, criamos uma cena básica, que deve acender a luminária em algumas cores, e ficar alternando entre elas.
Cenas 1 Criada


Por fim, vamos na tabela "Agendamentos" para criar um agendamento.
Agendamentos
No campo "Nome" dê um nome para o agendamento, que pode ser "Teste" por exemplo.

E no campo "Cena" selecione a cena que acabamos de criar.

No campo "Hora" e "Minuto" você informa o momento que o agendamento deverá ser chamado, ou seja, o momento em que a luz deve ligar.
Para testar, você pode deixar em um horário próximo que você está fazendo a programação agora, para ver isso em ação, e depois voltar e editar o agendamento pra colocar a data certa.

Os outros campos pode deixar como está (como na imagem), pois este seria somente para teste.
Agendamento 1

Com isso feito, salve, e volte lá para a tela inicial.
Tela inicial 2

Pode selecionar a cena "Cena Teste" (a que você acabou de criar), e a luminária já deve responder (fazer os efeitos que criamos), ou deve acender alguma cor.


Com qualquer dúvida, pode deixar ela aqui embaixo da publicação que vamos respondendo! :D
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