Seriam adições interessantes na segunda revisão do Lumikit 2026

Discussões sobre o programa Lumikit SHOW.
Matheus Martins

Vimos em outro post que a primeira revisão do LKT 2026 terá diversas adições boas e necessárias, visando as novidades do mercado de equipamentos. Mas aqui eu trago algumas sugestões que poderiam vir mais futuramente, se possivel. E também "como poderia funcionar".
Sim, esse post é totalmente baseado em cima do meu comentário também no post do LKT 2026. Então vamos la

Para a JANELA PERSONALIZADA :

1. Correção da duplicação de textos.

Quando temos uma janela de texto na JP, se quisermos duplicar, para por exemplo usar o mesmo tamanho em outro lugar, ela vem oculta (sem texto nenhum). A correção simplesmente se baseia em: Quando duplicar uma janela de texto, ela vir com "text" escrito, ou realmente duplicar exatamente o que está escrito.
É mais uma correção do que uma falha, porque todas as vezes que duplicamos ela, criamos uma nova caixa de texto fantasma (porque ela não tem borda, nao tem texto, não vem selecionada para movimentar ou editar. Então literalmente se duplicarmos ela, e sairmos da edição, ela ficará la existindo no projeto).

2. Padronização de Duplicadas e Elementos.

Na hora de criar um botão, o lumikit gera um elemento de tamanho (exemplo) 2 de largura e 1 de altura. OK, ja é usavel, podemos ja criar nosso efeito em cima dele. Porém, quando criamos diversas janelas personalizadas, as vezes por necessidade, por usar em vários lugares, por dar aulas ensinando a como usar o lumikit. Batemos em um ponto, "Fazer janela personalizada leva tempo" sim, normal, porém "Padronizando" pelo menos o tamanho dos elementos, poderá agilizar e muito esse item.

Como funcionaria : Simplesmente ao criar um botão, ele geraria com tamanho normal, se criarmos outro botão, pudesse vir ou com o mesmo tamanho do ultimo criado, ou com uma seleção nova "Criar botão anterior" que faz ele ter mesmo tamanho do anterior. Sim da para fazer isso duplicando os botões, porém ele vem com todas as configurações do botão duplicado. Essa adição seria unicamente para facilitar a criação da janela personalizada.

3. Conjuntos nos elementos.

Ao utilizarmos as JP, notamos um detalhe muito útil, porém, extremamente demorado de se executar, Grupos. Seja eles "Grupos de somente um ativo", "Grupos desligado" e "Grupos ligado".
A dificuldade ao utilizar é exatamente que, precisamos selecionar um a um botão para fazer esses grupos. A ideia dos conjuntos seria simples, ao selecionar vários botões, seja clicando em cima deles ou selecionando com o mouse arrastando, você poder alterar as características deles ao mesmo tempo, ou seja, se eu selecionar 10 botões, e definir como "Grupo somente 1 ativo - Grupo 1" todos irão receber essa característica.
E não somente sobre grupos, mas também mudar cor do botão, a qual grupo de aparelhos ele irá executar, ou aparelhos individuais. Se caso um botão seja wizard por exemplo, e outro seja cena, ele não irá alterar (visto que ja foi pré definido para como irá funcionar. Essa ideia de seleção de aparelhos é mais específico para usar com wizard)

Junto aos conjuntos, poder também renomear os grupos, porque depois de 1-2 semanas que alguem fez a janela personalizada, simplesmente a pessoa não vai mais lembrar qual grupo usou para o que.
Então, podendo renomear esses grupos iria agilizar bastante na hora de selecionar os mesmos. E assim manter uma organização no seu projeto.

4. Limitar os parâmetros dos faders na JP

Essa adição seria basicamente, quando criar um fader numa janela personalizada, poder limitar os minimos e máximos dele, porque ninguem usa 100% do fader realmente.
Um exemplo, tempo de pan/tilt, vai de 125ms até nao sei quanto, mais de 10 segundos. Sendo que para valores menores de 1 segundo (o que geralmente é usado), a sensibilidade é mt alta, vc meche pouco e o valor muda muito, então podendo assim o usuário ter o valor minimo e máximo definido, ele mesmo pode fazer um movimento mais suave entre os valores.
Isso pode valer pro zoom também, que ultrapassa os 100%.

5. Dimmer por led em ribaltas

Recentemente fui configurar uma ribalta no lumikit, foi bem tranquilo, o programa ja tem uma compatibilidade com ela, porém... e na hora de adicionar os efeitos. Eu tentando fazer um efeito de dimmer em senoide dentre os leds, não funcionava, pq a ribalta nao tinha dimmer por led, ela funcionava ligando diretamente as cores.
E notei que usando o gerador de leds, da pra fazer esses efeitos, porém, para fazer mudar de cor, vc precisa ou definir na janela de gerador de led, qual SOURCE COLOR vc quer, ou (como eu fiz) colocar ela em modo live, para poder assim definir as cores que ela irá usar. Eu até adicionei um dimmer virtual para controlar a intensidade da ribalta.
O pedido seria mais para facilitar um pouco, se fosse no wizard de dimmer mesmo, ou algum outro "especifico pra ribalta" para ter esse controle dos efeitos de leds. Como ela é tratada dentro do software como uma estrutura de LEDs, fica bastante complexo para configurar. E para simplesmente trocar uma cor durante um efeito, você teria que dar uma volta muito grande.

Basicamente uma função para colocar "sub dimmers" para cada conjunto de leds da ribalta. Fazendo assim um controle mais simples (por meio de dimmer) das cores e efeitos nas ribaltas.
Ao menos na minha, tem uma opção de 24 canais somente de cores, e para eu fazer o dimmer tenho q utilizar o modo MATRIZ para fazer isso, mesmo colocando um dimmer na ribalta ele é geral, então a ideia dessa função (especifica ao menos pra ribalta), seria poder controlar cada conjunto separadamente. Ou mesmo que não fosse um SD para cada led, poder controlar eles por meio do dimmer, como o LKT ja sabe que temos por exemplo temos 1 conjunto RGB por led, e sao 8 grupos de leds, cada led poder ter um dimmer virtual ligado (sem canais) aos aparelhos.

OBS. Unico jeito que eu consegui fazer os leds funcionarem e também ter efeitos foi por meio da matriz mesmo, porem a dificuldade são as cores para serem usadas na ribalta, que você tem que mudar no proprio controle de matriz, ou trocar para modo de cores LIVE, não consegui fazer de outro jeito "dinamico" para trocar a cor sem trocar o efeito, então fica mais um pedido de ajuda para facilitar o uso do programa.

Se caso eu pensar ou lembrar de algo mais, irei atualizar este post. E caso alguem tenha alguma ideia também, comente abaixo.
Fiquem com Deus que é a base de tudo.

6. Páginas personalizadas nas Janelas Personalizadas

Literalmente poderem 1 unica janela personalizada, ter layouts totalmente customizaveis. Exemplo uma janela servir para movings, outra pra parleds, e elas serem totalmente customizáveis (E não, igual é hoje, os elementos serem fixos e somente mudarem as funções deles).
Isso deixa bem mais dinamico (e economico... visto que o unico jeito de fazer seria tendo 2 janelas personalizaveis, e provavelmente dois monitores) o uso das cores no lumikit, ou quaisquer demais configurações.
Editado pela última vez por Matheus Martins em 25 Jan 2026, 12:23, em um total de 5 vezes.
Lumikit-Dimitri

Olá Matheus!

Muito obrigado pelo feedback e sugestões.

Vamos encaminhar para o pessoal do desenvolvimento dar uma conferida.

Com novidades, atualizamos aqui.

Ressuscitado pela última vez por Matheus Martins em 25 Jan 2026, 12:18.
Responder