Par Led sem controles de dimmer (canal de seleção de cores)

Discussões sobre o programa Lumikit SHOW.
BrdStrk

Olá.

Tenho um conjunto de par leds rgbw 54x5w que simplesmente não possuem nenhum controle de dimmer via dmx. Pelo menu do próprio fixture até consigo dimerizar as cores mas via dmx tenho apenas um canal de seleção de função, um de seleção de cor (vermelho, azul, vermelho e azul etc) e um de velocidade.

Teria alguma dica de como configurar um artefato desses no lumikit show de maneira que eu consiga usar wizards para automatizar o conjunto de par leds?

Por exemplo, uma coisa que eu gostaria de fazer é tipo o efeito de uma cor ficar andando pra trás e pra frente entre os PLs.

Desde já agradeço.

At.te,

BrdStrk
Lumikit-Dimitri

Olá!

É possível criar um dimmer virtual para os aparelhos.

Na configuração do aparelho, habilite o "Dimmer virtual" e indique qual o tipo de controle deste canal.

E sobre o efeito, dá uma olhada nos efeitos de cor ali nos Wizards (Wiz e WIC), tem alguns efeitos que você pode usar que muito provavelmente atenderão sua necessidade.

Dá uma conferida neste arquivo .show aqui: Ali foram criados aparelhos que só tem 4 canais, sendo RGBW, e o Dimmer em todos é o Dimmer Virtual, uns criados usando o parâmetro Dimmer e outros com um canal específico.

E também alguns efeitos de movimento.
BrdStrk

Lumikit-Dimitri escreveu: 04 Nov 2025, 09:25 Olá!

É possível criar um dimmer virtual para os aparelhos.

Na configuração do aparelho, habilite o "Dimmer virtual" e indique qual o tipo de controle deste canal.

E sobre o efeito, dá uma olhada nos efeitos de cor ali nos Wizards (Wiz e WIC), tem alguns efeitos que você pode usar que muito provavelmente atenderão sua necessidade.

Dá uma conferida neste arquivo .show aqui:
DimmerVirtualEMovimentos-LKTSHOW2026BETA.show
Ali foram criados aparelhos que só tem 4 canais, sendo RGBW, e o Dimmer em todos é o Dimmer Virtual, uns criados usando o parâmetro Dimmer e outros com um canal específico.

E também alguns efeitos de movimento.
Então, meu problema é que não tem canal separado de cada cor (tipo um pro azul, outro pro vermelho etc). Tem uma das funções que é cor estática, e no canal seguinte cada faixa de valores representa uma combinação de cores (tipo, do 0-40 só branco, 40-49 só vermelho, 50-59 vermelho e branco).

Tentei utilizar o wizard de cores mas ele atua sobre um dimmer. Eu precisaria de um jeito de pular entre valores em um mesmo canal. Algo como um wizard de macros talvez?

Obrigado pela sugestão, vou continuar analisando o show enviado pra tentar aprender mais aqui.

At.te,
Lumikit-Dimitri

Para aparelhos que usam só 1 canal para as cores, basta marcar o parâmetro "Cor", e na aba "Cor" informar as cores.

image.png
image.png

Aqui neste vídeo mostra como fazer: https://www.lumikit.com.br/ul/LUMIDICAS11
BrdStrk

Lumikit-Dimitri escreveu: 06 Nov 2025, 08:08 Para aparelhos que usam só 1 canal para as cores, basta marcar o parâmetro "Cor", e na aba "Cor" informar as cores.

image.png
image.png

Aqui neste vídeo mostra como fazer: https://www.lumikit.com.br/ul/LUMIDICAS11
Show, isso ajuda.

Outra questão é que esse artefato não tem um estado apagado (black) no canal de seleção de cores. Ao invés disso, o canal de função do zero a 20 é apagado. Do 20 ao 40 ativa a seleção de cores no outro canal.
Eu criei macros para colocar o canal de função no valor de black e no valor de seleção de cores.
Existe alguma forma de automatizar essas macros via wizard? Por exemplo:em um grupo de 4 artefatos desse, fazer o black ir caminhando pra frente e pra trás?

Obrigado.
Lumikit-Dimitri

BrdStrk escreveu: 11 Nov 2025, 21:15
Show, isso ajuda.

Outra questão é que esse artefato não tem um estado apagado (black) no canal de seleção de cores. Ao invés disso, o canal de função do zero a 20 é apagado. Do 20 ao 40 ativa a seleção de cores no outro canal.
Eu criei macros para colocar o canal de função no valor de black e no valor de seleção de cores.
Existe alguma forma de automatizar essas macros via wizard? Por exemplo:em um grupo de 4 artefatos desse, fazer o black ir caminhando pra frente e pra trás?

Obrigado.
Dá sim; este canal você precisa ter ele configurado na configuração do aparelho, pode deixá-lo como "Especial" ou algum outro.
Então lá no Wizard, no canal "Especial", você cria dois presets, um sendo pra ficar apagado e o outro sendo pra ficar com cor.
1 Wizard Presets
2.5 Wizard Color On
2 Wizard Dimmer Off
3 Wizard Color On
BrdStrk

Lumikit-Dimitri escreveu: 12 Nov 2025, 14:03
BrdStrk escreveu: 11 Nov 2025, 21:15
Show, isso ajuda.

Obrigado.
Dá sim; este canal você precisa ter ele configurado na configuração do aparelho, pode deixá-lo como "Especial" ou algum outro.
Então lá no Wizard, no canal "Especial", você cria dois presets, um sendo pra ficar apagado e o outro sendo pra ficar com cor.
image.png
image.png
image.png
image.png
Show entendi. Se não for muito abuso, como eu automatizo isso? (tipo pra fazer o efeito desligado ou ligado caminhar entre o grupo de parleds?)

Obrigado.
Lumikit-Dimitri

BrdStrk escreveu: 12 Nov 2025, 21:28
Show entendi. Se não for muito abuso, como eu automatizo isso? (tipo pra fazer o efeito desligado ou ligado caminhar entre o grupo de parleds?)

Obrigado.
Basta criar um efeito de "Onda" com "avanço", e não se esqueça de informar os valores mínimos e máximos para atuar na faixa de valores que você precisa.
image.png
BrdStrk

Lumikit-Dimitri escreveu: 13 Nov 2025, 08:38

Obrigado.
Basta criar um efeito de "Onda" com "avanço", e não se esqueça de informar os valores mínimos e máximos para atuar na faixa de valores que você precisa.

image.png
Show, muito obrigado :D
BrdStrk

Lumikit-Dimitri escreveu: 13 Nov 2025, 08:38

Obrigado.
image.png
Olá, encontrei um novo problema:

Fazendo a automação dessa forma, até funciona a variação dos canais, porém o visualizador 3D não entende que o artefato está acendendo.

O que estou fazendo:
Configurei o canal 1 (funcões) como especial e o canal 2 (seleção de cores) como cor. No canal especial, eu configurei um valor para On (11) e outro para Off (0). No canal cor, eu configurei os valores de todas as cores possíveis;
Eu consigo fazer a automação das cores normalmente (fazer uma cor correr entre os artefatos etc) e isso aparece para mim no visualizador 3D.
Porém, quando tento fazer o artefato ligar e desligar (On/Off no canal especial) o visualizador não muda. Meu artefato até responde conforme o esperado, mas não dá para simular.

Pelo que entendi, o visualizador só acende o artefato de acordo com o canal do tipo dimmer ou cor.

Tem alguma forma de eu conseguir configurar a exibição do visualizador para acender ou apagar o artefato baseado no canal especial?

At.te,
Responder